Mais de 80 municípios cearenses registraram chuvas no período desta manhã, de acordo com o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), observado entre as 7 horas dessa quinta, 13, e as 7 horas desta sexta-feira, 14. Mesmo após o fim da quadra chuvosa (fevereiro a maio), o Estado ainda pode registrar precipitações em algumas regiões.
Enquanto a quadra chuvosa ocorre devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), as precipitações que acontecem no período de pós-estação, de junho até meados de julho, são explicadas por outros sistemas meteorológicos.
De acordo com Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme, um dos principais fatores são os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que favorecem a formação de áreas de instabilidade no Estado.
“São regiões de baixa pressão que se deslocam do Oceano Atlântico em direção à Região Nordeste e acabam favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre a região”, explicou.
Além dos DOL, os cavados favorecem a ocorrência de chuvas no Estado durante essa época. Lucas explica que são regiões alongadas onde a pressão é menor, formadas próximo à costa do litoral leste da região Nordeste, e também favorecem a formação de áreas de instabilidade das nuvens.


