Um estudante de medicina veterinária foi detido por maus-tratos a animais, nessa quinta-feira, 29, após aparecer em um vídeo nas redes sociais mordendo o focinho de um boi. O caso ocorreu no município de Canindé, a 121 km de Fortaleza. O homem foi conduzido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) à Delegacia Regional de Canindé para prestar esclarecimentos. As imagens foram publicadas em uma rede social do universitário, que ele desativou após repercussão negativa do vídeo.
No vídeo, é possível ver que o animal está dentro de um reboque para boi e o homem aparece mordendo o focinho do animal, enquanto sacode a cabeça e dá um tapa na cabeça do bicho, que muge de dor. Logo em seguida, o estudante ainda aperta o focinho do animal. As imagens foram registradas por uma segunda pessoa que não foi identificada. O estudante foi identificado como Francisco Werter Cavalcante Carlos Junior, de 24 anos.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará, após prestar esclarecimentos sobre o caso, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais. Além disso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) informou, em nota, que foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em Fortaleza, e será transferido para a Delegacia Regional de Canindé, que segue investigando o caso.
A Faculdade Fatene, instituição onde o universitário estuda, divulgou nas redes sociais uma nota de repúdio sobre o caso. “A Fatene manifesta seu repúdio a todos os atos de violência e maus tratos a animais. Denunciar é um ato de respeito à vida. Em relação aos últimos casos noticiados nas redes sociais, a [Instituição de Ensino Superior] IES está tomando todas as providências para responsabilizar eventuais desvios éticos, reiterando seu compromisso social e institucional”, disse a Instituição.