Fazenda de 800 hectares em Crateús é ocupada por 200 famílias do MST

Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Curralinhos, localizada no município de Crateús, na madrugada desta segunda-feira, 15. O espaço tem cerca de 800 hectares e está inserido no perímetro da Barragem Lago de Fronteiras, uma obra em construção pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A ocupação, segundo o MST, tem como objetivo denunciar a priorização dos interesses econômicos em detrimento dos direitos das famílias atingidas pela barragem. O movimento reivindica que a Fazenda Curralinhos e os 5 mil hectares previstos para agricultura irrigada na Barragem do Lago de Fronteiras sejam desapropriados para a construção de assentamentos.

O MST, além disso, exige orçamento do Governo Federal para que as famílias tenham acesso a seus direitos assegurados e com maior velocidade. O movimento também busca a criação de um plano nacional para o assentamento das mais de 60 mil famílias acampadas em todo o país, a garantia de uma política de crédito para as famílias assentadas, além do investimento em infraestruturas.

O movimento ainda destaca que a ação também faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que faz alusão ao Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. Na ocasião, 21 trabalhadores sem-terra foram mortos – 19 no local e dois no hospital -, a mando de oficiais da Polícia Militar do Pará, durante manifestação em acampamento pela desapropriação de uma fazenda na região.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade