Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 24, a convocação de 426 novos policiais militares para o início do curso de formação na Academia Estadual da Segurança Pública (AESP).O anúncio é parte do pacote de medidas de reforço às operações de segurança pública, que está sendo formatado pelo governo estadual ante a onda de violência registrada no Ceará.
De acordo com Elmano, a lista de convocação será publicada ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado (DOE), em edição extra, e, posteriormente, publicada na página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
“Isso é muito importante para nós continuarmos fortalecendo […] Nesse momento, nós já começamos a colocar nas ruas 1.100 homens. Na última sexta-feira, já apresentamos na Igreja de Messejana. Nesta semana, novamente, nós vamos apresentar mais de 400 policiais e esses 426 são a mais”, disse.
Além da convocação dos novos PMs, o governador informou que está determinando que a empresa responsável pela organização do concurso conclua a fase de avaliação dos exames médicos, para que o Estado possa convocar mais 400 candidatos.
Ainda segundo Elmano, 428 policiais civis deverão ser empossados nesta quarta-feira, 26. Na próxima segunda-feira, 1º, 80 novos peritos forenses também tomarão posse no cargo.
A live foi realizada no Palácio da Abolição com a presença do novo titular da SSPDS, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo.