Para reforçar a atuação das Forças de Segurança do Estado em Santana do Acaraú, município localizado no Sertão de Sobral, o Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (7), uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma Central de Videomonitoramento com 15 câmeras.
O reforço foi entregue pela governadora do Ceará, Izolda Cela, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; do tenente-coronel Oliveira, representando o comandante do CPRaio; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus); e outras autoridades.
Em sua fala, a governadora destacou que a Segurança Pública é um dos maiores desafios que o Brasil enfrenta, mas o Estado do Ceará age e investe continuamente para assegurar proteção aos cearenses. “O trabalho do Governo vem sendo incansável, permanente, perseverante e planejado para garantir a melhoria dessas estruturas. O exemplo da expansão do Raio é um deles. Além do Raio, tem uma estrutura de videomonitoramento sendo distribuída em todo o estado para melhorar a segurança. Nós temos o compromisso de expandir as bases do CPRaio, na medida em que chamamos mais profissionais de segurança. Ao longo desses anos, já foram mais de 11 mil profissionais de segurança [convocados] para reforçar todas essas áreas”, afirmou Izolda Cela.
A nova base, que será comandada pelo tenente Francisco Adelino Pereira de Sousa, terá um efetivo com 23 policiais militares, além de dez motocicletas e uma viatura caracterizada. Isso assegura um policiamento mais ágil e preciso na sede do município e nas localidades próximas.
“Policial do Ceará tem o que há de melhor: pistola na cintura, arma longa e motocicleta. Policial nesse Estado também é valorizado, treinado e motivado, recebendo promoção e apoio para atuar”, garantiu a governadora.
Já as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade estão integradas a outras 60 centrais implantadas em todo o Ceará, totalizando 3.531 câmeras. Segundo o secretário Sandro Caron, esse conjunto de investimentos é responsável pelos bons resultados obtidos. Nos três primeiros meses de 2022, as Forças de Segurança retiraram das ruas aproximadamente 1.800 armas de fogo. Desse total, 37% foram apreendidas pelo CPRaio.
“A instalação do Raio será um divisor de águas na Segurança Pública desse município. A população [de Santana do Acaraú], que mais tem que ser beneficiada, sentirá a atuação dessa unidade da Polícia Militar. Um destaque ao Policiamento Ostensivo Geral da cidade que vem prestando um bom serviço diuturnamente e, com essa base do Raio, será mais fortalecido”, enfatizou o coronel da PMCE, Márcio Oliveira.
Ser um raiano
Para se tornar um raiano, a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.