Os índices de criminalidade do Ceará devem diminuir no mês de maio, segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Samuel Elânio. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 30, durante o evento que encerrou as comemorações de 26 anos da pasta.
De acordo com a Secretaria, na prévia do mês de maio deste ano, os indicadores da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), relacionados aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), apresentaram redução. Os indicadores consolidados serão publicados no início do próximo mês de junho.
“A gente tem buscado reduzir os índices e esse mês de maio vai ser outro mês que teremos uma redução”, declara Samuel. “Sem o trabalho estratégico de dados e números que possa nos direcionar, a gente não consegue obter um bom resultado.”
Por isso, ele afirma que, sobre os investimentos, a questão da inteligência é a prioridade da gestão. “A gente tem reforçado ainda mais a inteligência das [forças de segurança] puxando para o lado investigativo. O trabalho ostensivo – de fiscalização – é muito bem feito pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, por meio dos sistemas que foram adquiridos: vídeo monitoramento, o sistema de extração de dados de aparelhos celulares apreendidos etc.”
O evento aconteceu na sede da secretaria em Fortaleza, localizado na av. Bezerra de Menezes, e contou com apresentações, exposições e aulas abertas ao público.
“Essa socialização é [importante] para mostrar o quanto o Corpo de Bombeiros, e a secretaria como um todo, é capaz de trabalhar nas operações e dizer para a sociedade que nós estamos preparados para o que venha pela frente”, diz o tenente coronel Daniel Landim. Ele é comandante do batalhão de busca e salvamentos do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE).
Além das exposições, na feira chamada de “Mundo SSPDS”, a programação também contou com a realização de um aulão do projeto “Bombeiros, Saúde e Sociedade”, que ofereceu um momento de atividade física para o público que estava presente. A iniciativa nasceu em 2003 e busca ofertar atividades físicas para a terceira idade.
“Eu acho o projeto muito interessante. Significa saúde e bem-estar com você mesmo”, diz Maria Cassiano, 77, que participa do programa de segunda a sexta-feira há mais de oito anos. “É um projeto importante não só para a melhor idade, mas para todas as idades que queiram aderir ao projeto.”