Mesmo enfrentando uma crescente impopularidade e uma série de críticas à sua gestão, o prefeito ousou se candidatar ao prêmio, mas apesar de seus esforços e mobilização promovida em suas redes sociais, em uma tentativa de melhorar sua imagem, o esforço do político foi em vão pois não encontrou apoio popular na sua empreitada.
Ao contrário, a candidatura do prefeito ao prêmio gerou uma onda de críticas e memes nas redes sociais, com internautas questionando e ironizando a candidatura de Junior do Titico ao prêmio em meio a insatisfação e descontentamento com sua gestão pela população, refletindo os baixos índices de popularidade.
A ausência do prefeito na lista de melhores prefeitos do Ceará evidencia os inúmeros problemas gerados e enfrentados pela gestão de Junior do Titico e ressalta a necessidade de melhorias na gestão municipal.
A falta de reconhecimento também pode influenciar em futura eleição municipal, além de prejudicar a já desgastada imagem do político.
A comissão julgadora é formada 52 membros, entre eles ministros de tribunais superiores, senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, jornalistas, desembargadores, secretários de estado, presidente do TCE e muitos outros de diversas categorias e classes representativas.
Os critérios de avaliação das administrações são diversos: Saúde, educação, meio-ambiente, investimentos, transparência, emprego e renda.
Agora, Junior do Titico enfrentará o desafio de reconquistar a confiança da população e reverter a popularidade em baixa, buscando soluções efetivas para os problemas enfrentados pelo município de Ipueiras. Na região dos Sertões de Crateús apenas a prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano (PL) foi listada para concorrer ao prêmio junto a outros 37 gestores do estado.


