O Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica no Ceará do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), estará repassando recursos significativos para os municípios cearenses a fim de concluir projetos de infraestrutura nas escolas de educação básica.
As cidades de Ipueiras e Poranga são citadas como exemplos de municípios com obras inacabadas ou projetos pendentes. Apesar da disponibilidade desses recursos, alguns municípios ainda não haviam confirmado o desejo de receber os repasses para retomar as intervenções. Entre os municípios da região dos Sertões de Crateús, Crateús, Novo Oriente, Ipaporanga, Ararendá, Monsenhor Tabosa e Nova Russas já aderiram ao pacto, enquanto Poranga e Ipueiras que estão sendo administrados pelos respectivos prefeitos Carlos Antônio (PT) e Júnior do Titico (Republicanos) ficaram de fora da adesão.
Esse tipo de iniciativa pode ter um impacto significativo na melhoria das condições educacionais e no ambiente de aprendizado para os estudantes. Ao promover a conclusão de obras e projetos que estavam parados, o governo busca proporcionar melhores instalações e recursos para os alunos e educadores.
Vale ressaltar que as Prefeituras têm até 10 de setembro para aceitar verba federal e retomar construção de creches, escolas e quadras dentre outras.
*Via Diário do Nordeste