Cerimônia oficializou a promoção de 1.535 praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e da Polícia Militar (PM-CE) na manhã desta quinta-feira, 25, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Na ocasião, subiram de patente 1.426 policiais militares e 109 bombeiros.
Além dos militares promovidos e servidores superiores, também foram convidados a presenciar a cerimônia milhares de familiares e amigos dos promovidos. Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Sávio Nascimento, ressaltou que o momento era um dos mais importantes na vida de um militar.
“Nós temos como missão, todo dia ao vestirmos a farda da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, honrarmos os juramentos que fizemos. Nós cumprimos nossa missão com muito ardor, mas com muito prazer. Este ato é um dos que reconhecem nosso trabalho, reconhece a entrega da nossa vida para defender os cidadãos”, comentou o comandante.
Além de gestores das forças de segurança, como também o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Cláudio Barreto, ainda compareceram ao evento o governador Elmano de Freitas e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Samuel Elânio. Na ocasião, Elânio ressaltou que, anualmente, cerca de R$ 15 milhões são investidos na promoção dos profissionais.
Elmano comentou sobre reconhecer que a Segurança Pública é a área de maior desafio das políticas públicas do Ceará. Ele relembrou que, em fevereiro deste ano, enviará à Assembleia um projeto de lei que propõe alterações na política de Inteligência Policial do Estado.
Em discurso, o governador ainda prestou condolências aos oficiais que vieram a óbito durante serviço. “Esses servidores, policiais militares e bombeiros que nos deixaram por dedicar de sua vida pela sociedade cearense, merecem toda a nossa memória”, afirmou e, em seguida, solicitou aos presentes uma salva de palmas como homenagem.