O Ceará chegou ao 4° caso suspeito de intoxicação por metanol. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o paciente foi atendido na cidade de Quixeramobim, distante 212 quilômetros (km) de Fortaleza, sendo o segundo a ser notificado na Cidade.O primeiro, registrado no último sábado, 4, já foi descartado após os exames iniciais negativarem a intoxicação. Um paciente de Caucaia, segundo sob suspeita no Ceará, também testou negativo em exames da Perícia Forense do Estado (Pefoce).
Outro caso foi registrado em São Gonçalo do Amarante e está em investigação.
Em nota divulgada através das redes sociais nesse domingo, 5, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), confirmou que doses do antídoto preparado pelo Ministério da Saúde devem chegar ao Ceará ainda nesta segunda, 6, para tratar de imediato eventuais casos confirmados.
“Sobre essa crise sanitária nacional relativa ao metanol em bebidas, informo aos cearenses que chegarão nas próximas horas as doses do antídoto à substância que solicitamos ao Ministério da Saúde”, disse Elmano, que também destacou a criação de um grupo de trabalho junto às forças de segurança para investigação de bebidas adulteradas.
“Nossas forças de segurança, em parceria com a Secretaria da Fazenda, estão ampliando a fiscalização do transporte de bebidas, com a finalidade de evitar a circulação de produtos falsificados no Ceará. Carregamentos, inclusive, já foram apreendidos na semana passada e encaminhados para testes na Pefoce”, complementou.
Uma nota técnica elaborada pelo Ministério da Saúde também foi enviada pela Sesa aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, com as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e notificação célere aos órgãos responsáveis para o tratamento.



