MPCE fiscaliza vacinação contra a Covid-19 no município de Horizonte
Com o intuito de acompanhar e fiscalizar a vacinação contra a Covid-19 no município de Horizonte, a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Horizonte, promotora de Justiça Maurícia Furlani, esteve na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira (09/02). A representante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi ao local para verificar o cumprimento das recomendações expedidas pela Promotoria que tratam do plano de vacinação bem como da divulgação dos dados sobre as doses recebidas pela Prefeitura e as pessoas já vacinadas.
“A secretária Lúcia Gondim mostrou como está sendo feita a divulgação da imunização no site da Prefeitura de Horizonte e comunicou que o primeiro lote de vacinas recebidas pelo Município, que somavam 915 doses, foi totalmente aplicado em trabalhadores da saúde que estavam na linha de frente e em idosos que estão acamados e institucionalizados”, relata a promotora de Justiça. Na ocasião, o MPCE também foi informado que a Prefeitura vai receber mais 935 doses nesta terça e que esse novo lote será destinado às pessoas idosas com mais de 80 anos.
Após o Município afirmar à Promotoria que a lista de idosos aptos a receber a vacina foi elaborada pelos agentes de saúde com base nos cadastros da Secretaria, a promotora Maurícia Furlani requereu a disponibilização de uma linha de comunicação para que qualquer cidadão possa solicitar a vacinação do idoso que conste ou não na lista. Na oportunidade, o Município mencionou que o telefone (85) 3336-6050 está disponível para atender a comunidade de Horizonte.
Por fim, ficou acertado que a Secretaria de Saúde divulgará os nomes das pessoas já vacinadas e as que estão para serem vacinadas. Esse dado será repassado diariamente para a Promotoria de Horizonte e para a Câmara Municipal, sendo replicada nas redes sociais. Além da promotora Maurícia Furlani, a fiscalização contou com a presença de um representante da Câmara Municipal que já havia solicitado à Promotoria mais informações sobre o procedimento administrativo instaurado pelo MPCE para acompanhar a vacinação em Horizonte.