Perto do fim da quadra chuvosa, o mês de abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o período, atingindo apenas 31,7% do esperado. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que foram observados 128,5 milímetros de chuva durante o mês, onde o esperado era alcançar 188 milímetros.
Para maio, a Funceme prevê um cenário mais positivo, onde a média a ser alcançada para o mês é de 90,6 mm, bem abaixo da normal climatológica de abril. “A partir do dia 7 de maio, as chuvas continuam, mas a tendência é que se concentrem mais na faixa litorânea. Os volumes acumulados entre os dias 7 a 15 de maio devem ficar em torno da média climatológica do período”, informa a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Em março, o Estado chegou à média histórica de chuvas observada para o período apenas no último dia do mês. Durante o terceiro mês de 2021, somente a macrorregião que corresponde ao Litoral de Fortaleza apresentou precipitações acima da normalidade, isto é, chegou a 323,4 mm contra os 252,6 mm que se esperava, o que representa um aumento de 28%.
Previsão
De acordo com Meiry Sakamoto, durante os próximos dois dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, permanece posicionada em torno de 2º grau ao Norte da Linha do Equador. Este cenário não deve influenciar as condições do tempo no Ceará. No entanto, áreas de instabilidade devem continuar a favorecer a formação das nuvens de chuvas neste final de semana no Estado.
Para este sábado, 1º de maio, tendência de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada. No domingo, 2, previsão de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba.
(Funceme)