Nova Russas alcançou mais uma nota excelente no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, conforme os resultados divulgados nesta quarta-feira (27/03). Com 5.7, o município mais uma vez supera as médias estadual (5,5) e nacional (5,1) no IOEB.
Os números são resultado das políticas públicas e investimentos que a Gestão de Todos vem realizando ao longo dos últimos anos em Nova Russas. A valorização profissional, melhoria dos espaços físicos com construção de novas escolas e creches, além da reforma e ampliação de espaços já existentes são alguns dos motivos do avanço da Educação no município.
De acordo com a prefeita Giordanna Mano, o trabalho integrado da gestão municipal vem apresentando resultados em todas as frentes de desenvolvimento do município, sendo a Educação um dos pilares da gestão. “Trabalhamos incansavelmente para o desenvolvimento do nosso município em todas as áreas: Saúde, Segurança, Esporte, Juventude, Infraestrutura, e com Educação não seria diferente. Temos a preocupação de ofertar educação pública de qualidade, valorizando nossos colaboradores e adequando espaços físicos. Sabemos que, por meio da Educação, podemos mudar a realidade das crianças e jovens, e, consequentemente, do nosso município”.
O comprometimento da gestora com a educação pública vai além da Educação Básica, sendo que Nova Russas receberá, graças às parcerias e articulações de Giordanna, um polo da Universidade Aberta do Brasil, com previsão de início das atividades para agosto deste ano. Apesar do critério de, no mínimo, 50 mil habitantes para a criação do polo, Nova Russas foi contemplada, conforme explica Giordanna “Nós manifestamos interesse, estávamos aptos na questão de ter um espaço adequado para a instalação, e trabalhamos arduamente para garantir a oferta de cursos superiores em Nova Russas”, explicou.
Sobre o IOEB
O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.
O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.