Considerado um dos principais polos de corridas de rua do Nordeste, o Ceará teve o calendário da modalidade afetado nos últimos dois anos em razão da pandemia de Covid-19, que gerou restrições de circulação e aglomeração. Após meses de atividades suspensas ou adiadas, organizadores de algumas das maiores competições locais planejam a retomada dos eventos no Estado para o próximo mês, mas ainda dependem da autorização das autoridades sanitárias.
De acordo com Ricardo Ramalho, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), foi elaborado protocolo com um conjunto de ações para guiar o retorno das atividades da modalidade no Estado. O documento foi enviado para a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) em junho, mas, até o momento, não houve resposta da Pasta.
Organizador da Maratona Beach Run Brasil — prevista para acontecer no dia 13 de novembro, com percurso entre as praias do Cumbuco e Paracuru —, Ramalho ressalta que a expectativa pela liberação das atividades no Estado é positiva. “Nossa solicitação foi para realizar um evento com 300 participantes. Como já existe a liberação de eventos com até 400 pessoas ao ar livre, acreditamos que eles estão aguardando uma data mais próxima da para nos dar um retorno”.



