Outubro de 2025 foi o mês com o maior número de mortes em ações policiais na história do Ceará

No mesmo mês da megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou 117 suspeitos mortos, ações da polícia cearense em supostos confrontos deixaram 41 mortos. Outubro de 2025 foi o mês com mais mortos por intervenção policial, no Ceará, desde que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) contabiliza e divulga o índice – janeiro de 2013.

No último domingo (9), o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou, nas redes sociais, que “minha determinação para nossa polícia é ir cada vez mais para cima dessas facções, que hoje atuam em todo país. Com a força que for necessária. Quem ameaçar nossa população deve receber resposta à altura, dentro da lei. Nossas tropas terão sempre meu apoio nessa luta. Vamos vencer”.

Questionada sobre o alto número de mortes por intervenção policial, no último mês, a SSPDS explicou, em nota, que “as ocorrências decorrentes de intervenção policial acontecem quando o profissional de segurança, no atendimento de uma ocorrência, precisa neutralizar uma ameaça iminente, visando proteger as pessoas ao redor e a si próprio”.

Como acontecem as ações policiais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social destacou, na nota, que “os policiais cearenses passam por cursos de formação e capacitação continuada, baseados na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (SENASP/MSP)”.

“A formação contempla uma abordagem humanizada e técnica, voltada à resolução de conflitos e às questões sociais. Todos os profissionais são treinados para atuar obedecendo aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, conforme as diretrizes da Portaria Interministerial nº 4.226/2010, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que orienta o uso progressivo da força pelos agentes de segurança pública no Brasil”, garantiu a Pasta.

Segundo a SSPDS, as ações ostensivas das Forças de Segurança são orientadas por indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e informações de inteligência.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade