O padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, conhecido como padre Alexandre Paciolli, foi preso pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável, nessa quarta-feira (3), em Fortaleza. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Os crimes teriam sido cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, na cidade carioca de Nova Friburgo.
As investigações foram realizadas pela Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo, que ofereceu denúncia em 26 de março. A denúncia do MPRJ destaca que o criminoso é “um líder religioso pertencente à Igreja Católica, muito carismático, conhecido e influente”.
O padre já foi reitor da Igreja da PUC/RJ, responsável pela Igreja de São José, no bairro da Lagoa, no Rio, e apresentador de programas de televisão na TV Canção Nova — incluído um programa dedicado às mulheres, denominado “Mulheres de Fé”. Além disso, também foi fundador da Comunidade Olhar Misericordioso.
Padre Alexandre Paciolli é cearense, natural de Fortaleza, onde permaneceu até os 14 anos. Depois ingressou no Colégio Naval, onde, no ano de 1985, decidiu ser padre. Ele foi ordenado no 2 de janeiro de 2001.
IGREJA SOMA INÚMERAS DENÚNCIAS
Conforme informações do MPRJ, a Arquidiocese do Rio de Janeiro já recebeu diversas notícias de abusos sexuais cometidos pelo padre, havendo, também, outras investigações policiais em curso, em outras comarcas do Estado.
Sobre o ocorrido em Nova Friburgo, segundo o MPRJ, o padre, se utilizando da ingenuidade e da fé da vítima, sob o pretexto de estar sentido fortes dores, passou a praticar atos libidinosos com a vítima, que, tendo o denunciado como “sagrado protetor”, não conseguiu oferecer resistência.
A pedido do MPRJ, a 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo expediu mandado de prisão preventiva contra o religioso, que foi preso em Fortaleza.
A captura do padre foi realizada em ação conjunta entre a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Nova Friburgo e a Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Estado do Ceará.