Há dias nossa redação recebe denúncias de pais de alunos que indicam o descaso e despreparo da rede de ensino para a retomada das aulas presenciais e, também, do ensino remoto.
A insatisfação vai, além da falta de diálogo e informação, com a falta de planejamento e gestão e circula tanto no entorno dos pais, famílias de alunos como também dos professores.
Em áudio enviado para nossa redação, um professor fala que o objetivo não é criticar o trabalho de ninguém, “Mas vemos que os gestores que estão na educação parecem não ter preparo para estarem atuando”, ressalta.
Ele comenta do desafio que é lecionar, sendo que um dia antes do início das suas aulas (de modo remoto), o profissional ainda não saberia qual o horário de suas aulas e nem quais os alunos que estão matriculados.
“Parece que as pessoas assumiram os cargos para os quais foram indicadas, sem sequer saber o que iriam fazer. Isso é muito prejudicial para a nossa educação”, enfatiza o professor.
Também em áudio uma mãe de aluno da rede de ensino público ela se queixa da maneira que está sendo conduzido os rumos da educação ipueirense: “A gente não tem respostas (…) É muita falta de informação.As pessoas precisam de informação. A Educação não está dando informação para as famílias, se a gente quiser temos que ir atrás”.
Uma mãe de um aluno, esteve usando suas redes sociais para fazer um depoimento sobre este atraso, e também relatou como tem sido o método de aulas remotas do município de Ipueiras.
Veja o vídeo:
Pais de alunos já fizeram denúncias e procuraram a Câmara Municipal, a Secretaria da Educação e a Prefeitura Municipal de Ipueiras em busca de respostas quanto ao início das aulas de modo presencial. Informações foram repassadas que a previsão seria apenas para o início do mês de março.
Com o descontentamento e falta de amparo por parte da gestão pública de Ipueiras, vários pais já realizaram a matrícula de seus filhos em municípios vizinhos como Ararendá, Croatá e Ipu, onde as aulas presenciais já iniciaram. O que acarretará inclusive em perda de recursos para educação por conta da evasão.


