O crescimento no uso de plataformas digitais — com as redes sociais — e a importância consolidada do rádio e da televisão ainda não substituíram o contato direto com os candidatos às prefeituras cearenses. Pelo menos é o que demonstra pesquisa realizada pelo Instituto Opnus e divulgada, com exclusividade, pelo jornal Diário do Nordeste. No total, 40% dos cearenses consideram que a visita de casa em casa e o contato pessoal com o candidato são os fatores mais importantes da hora de escolher em que vão votar para prefeito. Contudo, esse resultado não é homogêneo em todo o Ceará.
“Existe uma diferença aí muito grande na forma como se faz campanha nas cidades menores, nas cidades do interior principalmente, com a campanha conduzida aqui na Capital. Na Capital, tem uma campanha por televisão muito forte, uma campanha virtual muito forte e o corpo a corpo não tem essa capacidade de chegar para toda a população. Quando você vai para o interior, já tem uma proximidade muito grande dos candidatos com os eleitores”, analisa o diretor técnico do Instituto Opnus, Pedro Barbosa.
Para os fortalezenses, a importância da interação direta com candidatos é bem inferior à média estadual: apenas 26% consideram o mais importante na hora de definir o voto para a Prefeitura. Na Região Metropolitana, esse índice é de 47% e nas cidades do Interior é de 44%.
Para os eleitores da Capital, o que tem mais peso para a escolha são os apoios de lideranças políticas e as alianças com outros partidos políticos — 27% considera o mais importante para definir o voto.
A propaganda eleitoral também tem mais importância para os fortalezenses. No total, 17% dos entrevistados na Capital afirmam que esse é o principal critério para definir o voto, contra apenas 7% na RMF e 6% no Interior.