Pesquisa aponta que 87,5% dos entrevistados escolheriam pertencer ao Ceará

Pesquisa socioeconômica envolvendo a área de litígio entre Ceará e Piauí, que disputam judicialmente no Supremo Tribunal Federal (STF) um território que perpassa por 13 municípios cearenses, mostrou que 87,5% dos entrevistados prefeririam pertencer ao Ceará, caso fosse necessário escolher entre os dois estados. Os outros 12,5% optaria por pertencer ao Piauí.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos moradores entrevistados vive nas localidades há mais de 30 anos (50,1%). Outros 17,5% vivem nas localidades num recorte de tempo de 20 a 30 anos, o que mostra que os moradores estão no local há bastante tempo.

O levantamento reforçou ainda o alto nível de conhecimento sobre o tema, com ampla maioria dos entrevistados afirmando ter consciência da disputa pelo território envolvendo o Ceará e o Piauí.Tempo que vivem nas localidades e conhecimento sobre o litígio

Outros dados mostram que a maioria dos moradores desses municípios buscam serviços públicos, como atendimento de saúde e segurança, em locais vinculados e administrados pelo Estado do Ceará.

96,9% dos entrevistados disseram que, quando há ocorrência criminal, recorrem a postos de segurança ligados ao Ceará. 76% relataram que busca atendimento de saúde apenas no Ceará.

Procura por Serviços Públicos

Metodologia da pesquisa

A pesquisa passou por 417 domicílios (amostra global) alocados de maneira proporcional ao número de domicílios por município e localidades visitadas. A seleção para as entrevistas de campo foi realizada através de sorteio, utilizando amostragem sistemática, garantindo espalhamento geográfico.

O levantamento ocorreu entre os dias 24 de abril e 7 de maio de 2023, na região do Sertão dos Crateús, e entre os dias 19 e 30 de junho de 2023 na região da Serra da Ibiapaba.

O método para a coleta de dados foi o de entrevista pessoal, conduzida por profissionais treinados especialmente para aplicação do questionário desenvolvido com exclusividade para esse trabalho. A duração da aplicação foi em torno de quatro minutos, sendo entrevistada somente uma pessoa por domicílio.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade