No início de julho, pilotos da Azul Linhas Aéreas relataram à autoridades de controle de tráfego aéreo a observação de luzes brilhantes nos céus do Ceará. Um vídeo publicado em um perfil no YouTube registrou áudios desses pilotos relatando os Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs), também conhecidos como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a autenticidade dos áudios e forneceu detalhes sobre os formulários usados para documentar esses avistamentos. De acordo com a FAB, os avistamentos foram comunicados entre o Centro Recife e o Controle Fortaleza, sendo coletadas informações sobre as luzes, como cor, trajetória e altitude, apesar de alguns dados terem ficado incompletos.
Os pilotos relataram que as luzes foram avistadas em altitudes próximas às de suas aeronaves e que se moviam em círculos. O primeiro registro ocorreu em 7 de julho, às 20h40, quando a tripulação do voo Azul 2527, que viajava de Campina Grande para Fortaleza, avistou as luzes perto de Aracati-CE. Minutos depois, o voo Azul 2906, que decolava de Fortaleza para Belém, também avistou luzes próximas a Itapipoca, no noroeste do Ceará.
Os controladores de tráfego aéreo não detectaram as luzes nos radares e, ao questionar se poderiam ser drones, os pilotos responderam que as luzes estavam em altitudes altas demais para tal. A FAB informou que os dados dos avistamentos estão sendo analisados, mas não forneceu mais detalhes.