Prefeitos do Ceará são destaque nas redes sociais com vídeos, lives e memes

É uma afirmação fácil de que as redes sociais tem papel relevante na atual luta de ideias. Mas é preciso ir além do senso comum para compreender melhor o papel que as redes sociais tem na dinâmica eleitoral e na formação de opiniões políticas.

As redes sociais na internet são um fenômeno relativamente novo e buscam espelhar as formas de relacionamento humano na rede mundial de computadores. Elas são a face mais visível e popular das mudanças trazidas pela internet no comportamento e na organização das sociedades.

Um bom exemplo destacado por ele são os boletins informativos sobre a situação da Covid-19 nos municípios, estratégia que a maioria das prefeituras do Ceará passou a adotar desde o início de 2020.

Já no uso pessoal das redes sociais, o consultor político aponta mais possibilidades. “As pessoas querem conhecer o político, a rotina, ver os hábitos, perceber que ele é gente como a gente, que pratica atividade física, que está com a família, então são possibilidades interessantes para um político ser ‘digital influencer’”, afirma.


Neste caso, há uma maior liberdade para a realização de vídeos, lives, reprodução de memes e produção de vídeos.  A menos de dois meses para o início da campanha eleitoral, gestores públicos precisam ficar atentos para não cometer ilegalidades eleitorais. Neste período de pré-campanha – e mesmo durante a campanha –, as mídias sociais podem virar uma armadilha para políticos diante do risco de propaganda irregular.

 

O alerta é feito pelo consultor em marketing político Leurinbergue Lima. Por outro lado, ele destaca que as ferramentas digitais são fundamentais para prefeitos, vereadores e deputados como forma de se aproximar da população e dar transparência à gestão.

Esses cuidados para evitar dores de cabeça com a Justiça Eleitoral e as dicas sobre como políticos podem usar comunicação a seu favor terão espaço nos debates do Seminário de Gestores Públicos, que chega a sua 10ª edição neste ano. Promovido pelo Diário do Nordeste, o evento discutirá soluções para ajudar prefeitos a modernizar e superar desafios municipais. O Seminário ocorre nos dias 22 e 23 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do congresso.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade