A inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito de Balseiros, na noite de ontem, 4 de maio, foi marcada por um desagravo público da comunidade em relação à gestão do prefeito Junior do Titico. A família do senhor Francisco Moacir Lima, homenageado na UBS, foi constrangida e ignorada durante o evento, causando revolta na população local.
A UBS, construída com recursos do governo federal, está situada no centro do Distrito de Balseiros, em área doada pela viúva do homenageado, Joana Mineiro Lima. O prefeito municipal, em acordo com a viúva, havia prometido o calcamento de um novo acesso para a UBS, além de outras melhorias, como contratações de familiares da doadora. No entanto, tais promessas não foram cumpridas, gerando indignação na comunidade.
Na cerimônia de inauguração, a família do homenageado não foi convidada formalmente e, mesmo presente, foi ignorada. O protocolo usual de entrega de placa de homenagem não foi seguido, e lideranças locais aliadas ao prefeito se recusaram a discursar. Os atos de engano, perseguição e constrangimento causaram repúdio não apenas na comunidade, mas também na Câmara Municipal e na sociedade em geral.
O vereador Ailton Sampaio, em nome da comunidade, emitiu um comunicado repudiando veementemente as ações da gestão municipal, reforçando a importância da decência, honra e respeito na democracia.
Confira a nota na íntegra
A comunidade do Distrito de Balseiros vem a público desagravar a família do senhor Francisco Moacir Lima, que foi constrangida e enganada pela gestão do prefeito Junior do Titico, por ocasião da solenidade de inauguração da UBS do Distrito de Balseiros na noite de ontem, 04 de maio.
Na noite de ontem foi inaugurada a UBS do Distrito de Balseiros, construída com recursos do governo federal. A UBS está localizada no centro do Distrito de Balseiros, construída em uma área doada pela viúva do homenageado, a doação foi articulada pelo vereador Ailton Sampaio e selada pelo prefeito municipal com a viúva Joana Mineiro Lima na noite do dia 23 de junho de 2023. Após a última novena o prefeito em conversa com a doadora prometeu fazer o calçamento de um novo acesso para a UBS; cujo o espaço também foi doado pela proprietária atendendo a reivindicação da comunidade.
Para a noite de ontem a viúva e a família não foram convidados, mas mesmo assim familiares se fizeram presentes, na ocasião foram ignorados, não houve a entrega da replica da placa a família do homenageado conforme o protoloco de eventos anteriores e nem as lideranças locais aliadas do prefeito quiseram fazer uso da fala; tamanho foi o constrangimento causado pela prefeito Junior do Titico, que agora passa a enganar viúvas; além do calçamento do acesso a rua do posto, o prefeito garantiu que a viúva estaria presente na inauguração da UBS; para a qual ela nem convite recebeu, prometeu contratar um de seus netos, na verdade o prefeito no último mês transferiu e diminuiu a carga horária de uma professora nora da viúva; demitiu também sem explicação um técnico de enfermagem neto da doadora e uma outra nora também foi demitida de forma temerária; que inclusive o ministério público já cobrou explicações a gestão.
Os atos de enganção, trapaça, perseguição e constrangimento acima nominados atingiram a toda a população do distrito de Balseiros, a Câmara Municipal e a própria sociedade, devendo receber o enganador, o mais veemente repúdio, posto que a decência, honra e o respeito são prerrogativas da democracia, pois nelas estão o instrumento sagrado da cidadania.
Balseiros, Ipueiras-CE, em 05 de maio de 2024