Neste domingo (05/11), milhares de estudantes em todo o Brasil participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Anualmente, milhões de estudantes em todo o Brasil enfrentam o desafio do Enem e a tão temida redação é a pedra angular desse exame. Em 2023, o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” surpreendeu muitos participantes, com exceção dos alunos da professora Jamile Raquel, que já havia antecipado esse tema com precisão ao trabalhar a temática “O trabalho invisível das mulheres: desafios nos cuidados não remunerados”.
Professora com mais de 10 anos de experiência no ensino, Jamile Raquel é uma referência na área de Redação. Seus alunos e colegas a descrevem como uma verdadeira apaixonada pelo aprendizado, alguém que se dedica, incansavelmente, a inspirar seus alunos.
O Curso Ecoar, sob a tutela da professora Jamile Raquel, é conhecido por sua abordagem focada na capacitação para a redação do Enem. Ao longo das aulas, a professora não apenas ensinou técnicas de escrita, mas também estimulou o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais relevantes.
Jamile compartilhou conosco seus métodos e sua paixão por ajudar os estudantes a desenvolver habilidades críticas de escrita e reflexão.
“Eu sempre procurei abordar questões sociais nas minhas aulas. Como mulher, mãe, esposa, dona de casa, professora, percebi que era de extrema relevância suscitar a reflexão em torno da sobrecarga feminina a partir do seguinte questionamento: quem cuida de quem cuida? Após a discussão sobre essa temática, orientei que os estudantes produzissem a redação.” A professora também forneceu dicas para todos os estudantes. “É fundamental que os estudantes se mantenham sempre atualizados, especialmente sobre questões sociais. Uma dica muito valiosa é acompanhar as redes sociais dos órgãos públicos governamentais. Além disso, a prática de escrita regular com a correção dos erros é primordial.”
Tendência na Prova Escrita
A escolha feita para a redação segue a tendência do Enem de eleger para a prova escrita assuntos de impacto e relevância social. Em 2022, por exemplo, os alunos tiveram que redigir texto sobre os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. As regras do concurso exigem do aluno a produção de um texto de até 30 de linhas com perfil dissertativo-argumentativo.
As demais provas do Enem 2023 serão aplicadas no próximo domingo (12), com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. De acordo com o Ministério da Educação, pasta à qual o Inep é vinculado, o exame deste ano é voltado para 3,9 milhões de candidatos inscritos. Há também cerca de 380 mil profissionais envolvidos em toda a cadeia relacionada ao Enem, desde a aplicação do exame em sala de aula até a patrulha policial que acompanha a logística das provas nos locais.