Era 08 de Março do ano de 1991, quando a Rádio Macambira de Ipueiras foi inaugurada. Precisamos voltar um pouco no tempo, precisamente no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, às 19h11 quando os ipueirenses, nos seus aparelhos de rádio, sintonizavam a frequência 1550KHz, na mais nova estação radiofônica do interior do Estado. Entrava no ar, pelas mãos do técnico Francisco Danúsio Nascimento, a Rádio Macambira AM.
A Rádio Macambira teve a sua concessão outorgada pelo então Deputado Estadual Antônio Eufrazino Neto, junto com o seu irmão, Abdoral Eufrazino de Pinho, ex-prefeito do Município de Poranga-CE. Na sua criação, a emissora também teve a participação do empresário José Falcão Morais.
O lançamento da programação oficial, eclética e inovadora para a época, aconteceu no dia 09 de março de 1991 sob a direção de Luiz Malaquias Filho. Com a contratação dos radialistas João de Deus, que viria a ser muito tempo depois vereador no município de Crateús e o radialista e jornalista Jango Weltmann, que havia passado por seis emissoras no Ceará.
A emissora foi o berço de grandes comunicadores do município e da região. Com uma média de recebimento de mais de 800 cartas de ouvintes por mês, como informava periódicos da época, a Rádio Macambira caiu no gosto dos ipueirenses tendo como radialistas de segunda a sexta João de Deus, Jango Weltmann, Professor Lutim Aragão, Tony Aragão e Cauby Moreira, com os colaboradores Elton Luiz, Farias Fontenele e o então bancário Professor Fury na programação dos domingos.
Com o passar dos anos vários comunicadores passaram a integrar a programação da rádio. Nomes como Juscelino Araujo, Edilson Sales, Charles Gomes, Cristóvão Colombo, Gleivania Rodrigues, Rudy Cascais, Dênis Paiva, Elizabete Lima, Renato Costa, Reginaldo Oliveira, J. Soares, Antonio Fontenele, Carlos Moreira, Paulo Avelar, dentre vários outros, “fizeram escola” dentro da Rádio Macambira.
“Compromisso com a verdade”, esse sempre foi o slogan no qual a emissora norteava seus fundamentos, missão e linha editorial, levando através de amplitude modulada (AM), em um tempo que não havia internet nem smartphones, informações em primeira mão e a boa música, tocando através dos de suas “pick-ups de LP”, o seu acervo composto por mais de 1.100 discos para a apreciação dos cearenses nos mais de 15 municípios da região que alcançavam o seu sinal.
Hoje a Rádio Macambira é uma emissora pertencente ao Dr. Aníbal Eufrazino de Pinho e está sob a direção de programação do radialista Justo Ribeiro e direção executiva de Adilson Pinho, filho do Fundador da Rádio Eufrazino Neto.
Sob os novos tempos de redes sociais, aplicativos e streaming a Rádio enfrenta novos desafios, mas traz consigo o peso da sua história e de sua relevância na comunicação do Estado do Ceará. Repetindo a histórica vinheta “você ouve, ZYH 664, operando em 1020 khz, transmissor e torre localizados no planalto, bairro Vamos Ver com sinal de 1000wats de potência em amplitude modulada”, deixamos o nosso reconhecimento e os nossos parabéns à Rádio Macambira.
Por: Paulo Ermeson