O deputado estadual Romeu Aldigueri (de saída do PDT) foi eleito, nesta segunda-feira (2), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para o próximo biênio. Ele recebeu apoio de 44 parlamentares. Apenas o deputado Pastor Alcides (PL) votou contra a candidatura do companheiro de Casa, já Carmelo Neto (PL) não participou da votação. Aldigueri foi o único postulante à vaga em uma composição da Mesa Diretora que inclui PT, MDB, PP e União Brasil.
O novo presidente da Casa irá suceder Evandro Leitão (PT), que encerra o segundo biênio à frente do Legislativo estadual e, em janeiro, assume como prefeito de Fortaleza, eleito no pleito deste ano.
A composição será a seguinte:
- Presidência: Romeu Aldigueri (de saída do PDT)
- 1ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª Vice-presidência: Larissa Gaspar (PT)
- 1ª Secretaria: De Assis Diniz (PT)
- 2ª Vice-Secretaria: Jeová Mota (PDT)
- 3ª Vice-Secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
- 4ª Vice-Secretaria: João Jaime (PP)
- Vogal: Luana Regia (Cidadania)
- Vogal: Emília Pessoa (PSDB)
- Vogal: David Duran (Republicanos)
Quem é Romeu Aldigueri
Romeu Aldigueri nasceu em Fortaleza. Pai de 5 filhos, ele se formou em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). O político tem especialização em Direito Ambiental e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona, na Espanha.
Ele já foi filiado a cinco partidos: PSDB (1997-2007); PPS (2007-2008); PR (2011-2013); Pros (2013-2015) e PDT (2015-até agora).