Tropas federais irão reforçar a segurança em Santa Quitéria durante a eleição suplementar que será realizada no município no próximo dia 26. A medida foi aprovada pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sessão realizada na manhã desta quinta-feira (2).
A solicitação foi feita pela 54ª Zona Eleitoral, responsável pela região, no último dia 23 de setembro, com o objetivo de evitar a interferência de organizações criminosas no pleito, como ocorreu nas eleições de 2024.
No ano passado, a cidade foi marcada pela atuação de grupos criminosos durante a votação, o que resultou na cassação dos diplomas do prefeito José Braga Barroso (PSB), conhecido como Braguinha, e do vice-prefeito Francisco Gardel Mesquita Ribeiro.
Segundo a ministra e presidente do TSE, Cármen Lúcia, a medida tem como objetivo garantir o livre exercício do voto, além de preservar a normalidade da votação e da apuração dos resultados.
“Daí a urgência de que haja a requisição, a organização das forças para que elas possam estar presentes no município”, enfatizou.
O TSE encaminhou o documento ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e aos órgãos competentes, como o Ministério da Defesa e as Forças Armadas.



