Santa Quitéria no interior do Ceará, atinge 41°C, maior temperatura em novembro

O município de Santa Quitéria no interior do Ceará, apresentou a segunda maior temperatura do Ceará no ano, passando de 41° C nesse sábado, 18. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temperatura chegou a 41,8° C às 15 horas.

O recorde do maior pico de temperatura neste ano ainda é do município de Jaguaribe, a 293km de Fortaleza, que chegou a 41,9°C, no dia 31 de outubro.

Ondas de calor no Estado

Os municípios de Jaguaribe, Barro e Crateús registraram 16 picos de temperatura acima dos 40 °C em outubro de 2023, de acordo com dados da Funceme, a partir de informações de Plataformas de Coleta de Dados (PCD) próprias e também do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista Lucas Fumagalli, os picos de temperatura são mais comuns nesta época do ano porque as chuvas costumam ser mais escassas entre os meses de agosto e novembro. A quadra chuvosa no Ceará é durante o verão, entre fevereiro e maio. Março e abril são os meses com maiores médias de precipitação.

O calor atual acontece por causa do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense, que vai em direção ao oceânico Atlântico Norte, além da ausência de outros sistemas precipitantes, como a predominância do fenômeno El Niño.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade