Superlua poderá ser vista no céu do Ceará nesta quinta-feira, 11

Um novo fenômeno no céu cearense poderá ser observado nesta quinta-feira, 11. Trata-se da terceira superlua do ano, a “Superlua de esturjão”. Na ocasião, a Lua aparecerá maior e mais brilhante do que o normal. O fenômeno acontece quando o satélite natural da Terra está em sua máxima aproximação com nosso planeta e, ao mesmo tempo, quando, em fase cheia, o lado que sempre vemos está todo iluminado pelo Sol.

O professor de astronomia e colunista do jornal O POVO, Romário Fernandes, explica que o caminho que a Lua faz em torno da Terra não é circular, mas sim elíptico, um círculo achatado. Isso quer dizer que em alguns momentos a Lua estará mais perto da Terra, em outros momento mais longe.

“Todos os meses, no momento em que a Lua está mais próxima da Terra, a gente diz que ela está no Perigeu. Quando acontece de a Lua estar em oposição ao Sol, com a Terra no meio, temos a Lua cheia. Com a Lua Cheia e o Perigeu temos uma Super-lua”, explica.

Ele também explica que o nome “Superlua de esturjão” vem da cultura norte-americana. “Nos Estados Unidos, cada lua cheia do mês é associada a um fenômeno natural ou algum tipo de evento cultural associado a cada época do ano. Então eles chamam de lua cheia do morango, em que eles colhem a fruta. Tem também a lua cheia dos cervos, em que eles caçam cervos”. Dessa forma, a “Superlua de esturjão” está relacionada à época em que os peixes esturjões são encontrados nos lagos da América do Norte.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade