SUS é única opção de acesso à saúde em 26% dos municípios do Ceará

Cerca de 717 mil cearenses dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades onde moram. Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 48 municípios do Ceará não oferecem serviços particulares de saúde — o número corresponde a 26% dos 184 municípios do Estado.

Em termos populacionais, são 8% dos cearenses – quase duas vezes a população de Caucaia ou um terço dos habitantes de Fortaleza – contando exclusivamente com a rede pública de saúde para realizar consultas, exames, acompanhamentos e demais procedimentos.

A maioria das cidades (40 entre as 48 listadas) tem menos de 20 mil moradores, conforme prévia do Censo 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Granjeiro, com 4.843 habitantes, é o menor entre os municípios que não contam com oferta de clínicas médicas privadas no Estado. Em nota, a Secretaria da Saúde do município localizado no Cariri, a 433,9 km de Fortaleza, afirma que dispõe de duas unidades básicas de saúde, UBS Serrinha e UBS Cana Brava dos Ferreiras; um centro de saúde; e um hospital municipal de pequeno porte, dando suporte à rede de assistência e urgência e emergência de 24h.

No hospital funciona atendimento médico especializado nas áreas de Neurologia, Psiquiatria, Ginecologia e Pediatria, todos sobre regime de marcação. Já a central para marcação de consultas, exames e procedimentos encaminha os usuários para atendimento na rede de apoio que conta com “hospitais da região, policlínicas, laboratórios e grandes centros de saúde”.

Em seguida na lista está Guaramiranga que, com 5.676 moradores no Maciço de Baturité, tem um hospital de pequeno porte e três unidades básicas de saúde. As unidades oferecem consultas médicas e atendimentos com profissionais multidisciplinares.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade