A Prefeitura de Tamboril alcançou o primeiro lugar no ranking regional e o 11º lugar no estadual no Programa Previne Brasil, refletindo o intenso investimento que o governo municipal vem realizando na Saúde. Esse resultado destaca a qualidade dos serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde para a população.
De acordo com o prefeito Marcelo Mota, o desempenho é motivo de celebração. “Esse resultado reflete o trabalho incansável que estamos desenvolvendo em Tamboril. Realizamos diversos investimentos em todas as áreas da Saúde, não apenas na infraestrutura, mas também na capacitação dos profissionais. Essa vitória é de todos nós, especialmente dos profissionais que se dedicam diariamente para oferecer o melhor atendimento ao cidadão”, destacou.
Para calcular a nota final, são avaliados vários critérios, como a proporção de consultas de pré-natal realizadas, a quantidade de exames para detecção de sífilis e HIV e o atendimento odontológico oferecido às gestantes. Também são considerados a cobertura de exames citopatológicos (Papanicolau) entre as mulheres, a vacinação de crianças de um ano contra doenças como Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções por Haemophilus influenzae tipo b e a Poliomielite inativada, além do percentual de pessoas com hipertensão e diabetes que realizaram consultas e exames necessários no semestre.
O Previne Brasil é o modelo de financiamento e repasse de verbas para os municípios, estruturado com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e apoio financeiro conforme a população atendida. Esse modelo visa fortalecer o financiamento voltado para ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária e estreitar o relacionamento entre a população e a equipe de saúde, com mecanismos que incentivam a responsabilidade dos gestores e profissionais pela qualidade dos cuidados oferecidos.
Veja o Ranking abaixo: