Até o início de março, o município de Tamboril registrou mais de 500 casos de doenças diarreicas agudas (DDA), conforme dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Somente na última semana, foram contabilizados 182 novos casos, colocando a cidade entre as que possuem maior número de notificações na Regional de Saúde de Crateús. O município com mais registros na região é Crateús, que soma 2.056 casos.
As doenças diarreicas agudas, também conhecidas popularmente como “virose da mosca”, estão associadas ao consumo de água e alimentos contaminados, além da ausência de saneamento básico adequado, segundo o médico sanitarista e gestor em saúde Álvaro Madeira Neto.
Essas infecções gastrointestinais são caracterizadas pela ocorrência de pelo menos três episódios de diarreia em um período de 24 horas. Entre os sintomas, podem ocorrer diminuição da consistência das fezes, náusea, vômito, febre e dor abdominal.
Veja os casos de doenças diarreicas agudas nos municípios
A cidade cearense que tem o maior número acumulado de casos de doenças diarreicas agudas em todo o ano de 2025, até o dia 8 de março, foi Sobral, onde já ocorreram 7.562 casos. Em segundo lugar, Fortaleza acumula 4.821 notificações.
Porém, considerando o número de ocorrências apenas na primeira semana de março, a cidade de Russas destacou-se, com 1.092 casos no período, e ultrapassou Sobral (986), que ficou na segunda colocação. São Gonçalo do Amarante (834), Juazeiro do Norte (783) e Fortaleza (621) também estão entre os primeiros lugares desse ranking.