Atualmente, o Ceará conta com um volume total de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). O valor é a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. A informação é do Portal Hidrológico da Funceme.
Regiões como Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe, por exemplo, estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão em zona “confortável”, com mais de 50% das reservas.
Enquanto isso, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe se mantêm em estado “crítico”, todas abaixo dos 30% de volume, apesar dos bons aportes.
A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta” (entre 30% e 50%) nesta quarta-feira (5), percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013.
As recargas são um alento para a região que há pelo menos uma década convivia com insegurança hídrica em função do prolongado período de estiagem.
Desde o início do ano, foram quase 600 milhões de metros cúbicos de aporte na bacia, sendo o segundo maior aporte do Estado. Todos os 19 açudes monitorados na bacia do Banabuiú estão em condições melhores do que estavam no início do ano.
