A bancada de vereadores da oposição do município de Ipueiras realizou uma representação ao Ministério Público, referente à alta taxa de iluminação pública, uma medida que visa solucionar este problema e que vem especialmente causando um impacto financeiro negativo nas famílias mais carentes. A representação teve a frente os vereadores Carlito, Judite, Tereza Morais, Antônio Dandão e Raimundinho do Charito.
Na representação também foi destacado que Ipueiras arrecadou quase R$ 40 mil em abril, uma alta em comparação com os meses do primeiro trimestre, é um dos fatores relevantes para a argumentação da representação. Esse aumento de arrecadação pode indicar que a cobrança da taxa de iluminação pública está excessiva ou desproporcional em relação ao serviço prestado.
Ao levar essa questão ao Ministério Público, a bancada de vereadores espera que uma investigação seja conduzida para analisar a legalidade e a justiça da taxa de iluminação pública em Ipueiras. O Ministério Público é responsável por zelar pelos interesses da sociedade e pode avaliar se há irregularidades na forma como a taxa está sendo aplicada e se existe abuso por parte da administração municipal.
Cabe ao Ministério Público analisar as evidências apresentadas e decidir se iniciará um processo de investigação para apurar a situação. O objetivo é chegar a uma solução justa e equilibrada que leve em consideração tanto a necessidade de arrecadação do município quanto a capacidade financeira dos moradores.
Vale ressaltar que o serviço de iluminação pública no município tem deixado a desejar na gestão do atual prefeito Júnior do Titico, já que as diversas reclamações tanto na zona rural como em alguns bairros da sede sobre a escuridão têm se tornado frequente.